Mensagem Aos meus colegas

Há cinco anos ingressávamos neste curso: um grupo de ideias, idades e origens diferentes; vivemos momentos de alegrias e tristezas; em comum, um ideal a ser conquistado... juntos vencemos! Pela convivência destes anos, pelos laços que se formaram, não nos despedimos, e sim, nos cumprimentamos por acreditar que ninguém irá só, mas prosseguiremos juntos na lembrança, com saudade e com esperança.

Nos encontramos, passamos juntos por momentos difíceis e por momentos alegres fomos nos conhecendo, nos transformamos. Partimos. Alguns ficarão para sempre, presentes em nossa vida. Isso é amizade. Outros ficarão presentes na lembrança. Isso é saudade...

As dificuldades de toda caminhada são mais facilmente transpostas quando, além dos nossos próprios passos, outros pés compartilham também desta aventura. Daí, nosso sincero agradecimento àqueles que, mais que colegas, foram também estímulo e companhia para concluirmos com êxito nossa jornada e, mais uma vez, colocarmo-nos lado a lado para receber a merecida recompensa.

Durante anos de convívio desfrutamos bons momentos. Superamos dificuldades, enriquecemos nossas vidas. Cada um levará consigo qual seja o seu caminho. A saudade e o carinho, daquele que se tornou... amigo.

Nada vale o tesouro de tantas recordações comuns, de tantas horas mal vividas juntas, de tantas desavenças, de tantas reconciliações, de tantos impulsos afetivos. Seria inútil plantar um carvalho na esperança de ter, em breve, o abrigo de suas folhas.

Fica aqui então uma saudade. Hoje cada ação tem algo a nos dizer, evocando simulações que muitas vezes nos fizeram pensar, sonhar, chorar ou mesmo mudar em definitivo nossas vidas. Celebremos, pois, também, o estar juntos, a reunião e a certeza de que nossos encontros e às vezes desencontros, embora fugazes, foram definitivos, uma vez que nunca mais seremos exatamente os mesmos.